PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM DECRETA TOQUE DE RECOLHER E NA MESMA DATA LIBERA ABERTURA DO COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL

A tentativa de conciliar a economia e o controle do contágio do novo covid-19, tem levado alguns municípios tomarem decisões incoerentes e contraditórias, as quais nos parece terem sido tomada para atender objetivos diferentes do que prezam as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), diante disso, deve-se problematizar tais medidas governamentais ao discutir as suas possibilidades de suspensão, uma vez que as decisões no momento atual devem ser tomadas com o objetivo prioritário de salvar vidas.

Nesse contexto, é possível citar como exemplo a prefeitura de Senhor do Bonfim que através do decreto nº 150 do dia 06 de julho de 2020 determina toque de recolher no município. Porém, através do decreto nº 151 da mesma data ocorre a liberação da abertura do comércio não essencial com algumas restrições, tais como: a obrigatoriedade do uso de máscaras e um horário limitado para o exercício das atividades comerciais no período das 9:00 às 15:00 de segunda a sexta-feira, entre outras.

Dessa forma, percebe-se que a prefeitura busca manter um “falso equilíbrio” entre a  economia e o controle do contágio da doença através dos decretos, porém não é viável afirmar que é possível esse controle, uma vez que por discursos catastróficos como do então presidente da República muitos cidadãos não seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde(OMS). Além disso, o município já está há um período considerável com o comércio fechado e através dessa liberação certamente terão mais pessoas nas ruas e provavelmente mais contágio da doença, o que pode levar o sistema de saúde ao colapso. De acordo com as informações publicadas no site da prefeitura de Senhor do Bonfim, até o dia 12/07 o município apresentou 181 casos confirmados e 135 estão recuperados.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog